O que são Guest Posts e 5 Formas de Usá-los

O que são Guest Posts e 5 Formas de Usá-los


O que são Guest Posts e 5 Formas de Usá-los

Como se faz um guest posts?

Como se escreve um artigo como convidado?

Você provavelmente tem muitas perguntas sobre esse assunto. E vou responder a todas elas, e mais. Mas antes de eu te ensinar como fazer guests posts e quais são os benefícios dele, vou explicar os princípios básicos.

O que são guest posts?

Guest posts são publicações de artigos nos sites de outras pessoas.

Simples assim.

As pessoas fazem isso para gerar mais reconhecimento de marca e tráfego (também conhecido como tráfego de referência) para os seus sites.

Tenho para você um vídeo com dicas para aproveitar os benefícios dos guest posts, abaixo, ou você pode simplesmente ler este artigo.

Is Guest Posting Worth It? | How to Boost Your SEO Rank Through Guest Blogging

Defina suas metas para guest posts

Antes de começarmos, sua primeira tarefa é decidir qual é sua meta para guest posts. Saber essa meta antes de tudo, é a chave para decidir quais são os tipos de blogs para onde enviar suas publicações. Geralmente existem três objetivos para guest posts:

  1. Se posicionar como uma autoridade e nome conhecido em seu nicho;
  2. Ganhar exposição (tráfego) para levar para o seu site;
  3. Gerar backlinks para o seu site (que nunca deve ser seu foco principal, já que o Google desaprova essa tática).

Com o tipo de conteúdo certo nos melhores blogs, você vai conseguir as três coisas.

Se você quer conquistar o nº 1 ou o nº 2, precisa encontrar blogs com públicos vastos e muito envolvimento.

Se você quer apenas o nº 3, precisa encontrar blogs com autoridade de domínio alta. Você pode verificar isso gratuitamente usando ferramentas como o Ubersuggest.

Conhecer suas metas desde o início vai te ajudar a decidir quais são os melhores blogs para onde enviar seus guest posts.

Como encontrar oportunidades para fazer guest posts

A primeira coisa que você deve fazer é encontrar oportunidades para guest posts. Ao procurar lugares onde publicar seus posts, sua meta principal deve ser encontrar sites relevantes para o seu nicho ou indústria. Você está procurando blogs que cumprem os seguintes critérios: 

  • conteúdo focado em seu nicho/indústria;
  • público que vai se interessar pelo seu nicho; 
  • blog com leitores envolvidos (posts compartilhados nas mídias sociais e comentados);
  • o autor do blog é ativo nas mídias sociais (assim você sabe que ele ou ela vai divulgar seu trabalho no site).

Se você vende sementes, por exemplo, deve procurar blogs sobre jardinagem com um público bem envolvido nessa atividade. A próxima seção vai te ajudar a encontrar as oportunidades certas para guest posts. 

Pesquisa no Google

O Google é um ótimo lugar para começar sua pesquisa por oportunidades para guest posts. Você pode usar qualquer uma das pesquisas de palavra-chave abaixo para encontrar blogs que aceitam guest posts. É só substituir palavra-chave por palavras-chave do seu nicho. 

  • palavra-chave “enviar guest post”;
  • palavra-chave “guest post”;
  • palavra-chave “guest post de”;
  • palavra-chave “aceitando guest posts”;
  • palavra-chave “regras para guest post”.

Essas buscas devem te levar a páginas com regras para guest posts, páginas para envio de guests posts, ou guest posts de outros autores. 

Guest bloggers populares

Você conhece alguém que faz muitos guest posts em seu nicho? Se você lê muitos blogs na sua área (espero que sim), vai ver alguns nomes que sempre aparecem em guest posts.

Alguns dos guest bloggers mais influentes no marketing são Neil Patel, Jeff Bullas, Mark Traphagen, Tony Right, Jenny Halasz, Brian Harnish, Kevin Indig, Adam Riemer, Robyn Johnson, Benji Acciola, Kevin Rowe, Anna Crow e Kirk Williams.

Usando a busca do Google, pesquise os nomes de guest bloggers populares em seu nicho com a frase “guest post de”. Isso vai revelar todos os sites onde eles publicam. Melhor ainda, se você conhece um guest blogger no seu nicho, pode pedir para ser apresentado aos donos dos blogs onde ele ou ela já publicou.

Backlinks de concorrentes

Se você (ou sua agência de marketing online) já fez uma análise dos backlinks de um concorrente enquanto trabalhava em sua campanha de SEO, deve ter visto que alguns dos seus concorrentes têm backlinks de guest posts que publicaram.

Se tiver acesso a ferramentas como o Open Site Explorer, você poderá ver os backlinks dos seus concorrentes e procurar guest posts que eles já fizeram.

Se não encontrar nada, você pode pesquisar no Google. Use:

link:domínio.com.br -domain.com “guest post” (substitua domínio.com.br pelo domínio do seu concorrente). Isso deve revelar sites onde seu concorrente publicou guest posts.

Exemplo:

link:backlink.io -neilpatel.com “guest post”

Pesquisas em redes sociais

Muitos blogueiros compartilham seus guest posts mais recentes nas redes sociais. A mais fácil de pesquisar é o Twitter. Assim, faça uma busca no Twitter com a palavra-chave “guest post” para encontrar os tweets mais recentes sobre guest posts em seu nicho. Aí é só seguir o link para ver que blogs estão aceitando guest posts. 

Procure oportunidades para guest posts

Precisa de mais ideias de palavras-chave ou de uma lista com muitas oportunidades para guest posts?

Veja esse artigo com 14 outras formas de publicar seu conteúdo.

MyBlogGuest

Finalmente, uma opção importante é a My Blog Guest, uma comunidade de guest bloggers. Cadastre-se gratuitamente e pesquise blogs que aceitam guest posts. Ou melhor ainda: publique suas informações dizendo que gostaria de fazer guest posts sobre um determinado assunto para que donos de blogs possam te encontrar!

Como se preparar para oferecer um guest post

Perceba que não vamos direto de encontrar oportunidades para guest posts a contatar os blogs. Existem algumas coisas que você precisa fazer antes de oferecer um guest post a um site que acabou de encontrar.

Conheça o conteúdo do blog

É essencial conhecer o conteúdo do blog que você selecionou. Sim, você já sabe que ele tem conteúdo relacionado à palavra-chave que você pesquisou em sua busca por oportunidades para guest posts. Mas você precisa saber ainda sobre aquele conteúdo, como:

  • Qual é o nível do público para qual ele se destina (iniciante, intermediário, avançado)? 
  • Para que tipo de público ele é destinado? Se seu negócio é B2B, você quer um blog que tenha um público de empresas, não consumidores comuns.
  • Que tipo de conteúdo é publicado? São conceitos gerais ou tutoriais detalhados? O autor gosta de listas?

Veja o que outros guest posts fazem

Um blog pode ter guest posts, mas a pergunta mais importante é: será que os guest bloggers têm sucesso com isso? Será que os guest posts neste site recebem tantos comentários e compartilhamentos quanto os posts do blogueiro dono do site? Alguns sites podem aceitar guest posts, mas ter um público que só dá atenção ao dono do blog, e aí você não vai ter muito sucesso se quiser construir autoridade ou direcionar tráfego para o seu site.

Veja quem são os guest bloggers

Os donos de alguns blogs podem aceitar mais guest posts de certos tipos de pessoas. Examine as bios de alguns guest bloggers para saber se eles são outros blogueiros, freelancers, consultores, empresários e etc. Isso vai ser importante no momento em que você se apresentar com sua proposta. Para saber mais sobre as taxas de sucesso na prospecção de guest posts, veja este estudo no SEOmoz.

Descubra que posts têm os melhores resultados

Para garantir que seus guest posts sejam aceitos, você deve fazer propostas com assuntos que funcionam bem para o público do dono no blog. Para ter boas ideias de assuntos que sejam populares com o público de um blog, use os sites a seguir para ver que posts fizeram sucesso nas mídias sociais:

  • Oktopus: o Oktopus monitora e mostra sua performance nas mídias sociais;
  • Digg: o Digg vai te mostrar os posts que receberam mais votos Digg;
  • Buzzer: o Buzzer programa suas publicações nas mídias sociais e oferece dados e analytics.

Participe da comunidade de blogs

Para aumentar suas chances de ser aceito como guest blogger, primeiro você precisa ganhar o reconhecimento do dono do blog. A melhor forma de fazer isso é comentar nos posts dele durante uma semana ou duas. Você vai ter ainda mais vantagens se também compartilhar estes posts no Twitter – não  esqueça de incluir o nome de usuário do blogueiro ao fazer isso. Assim, quando você apresentar sua proposta de guest post, você já não será um estranho.

Os melhores momentos para propor um guest post

Você nem sempre vai ter uma oportunidade brilhante para propor um guest post, mas existem alguns momentos que você pode aproveitar, incluindo:

  • quando um blog menciona você em um post ou nas redes sociais (Twitter, Facebook, Google+, etc.);
  • quando um blog lista você, seu negócio ou seu produto em um post;
  • quando um blog anuncia que está procurando guest posts;
  • quando um blog publica o guest post de outra pessoa.

Melhores práticas para uma proposta

As regras a seguir são essenciais na hora de propor um guest post a outro blogueiro:

Leia as orientações

A última coisa que você deve fazer antes de contatar o dono de um blog é ler as orientações para guest posts, se elas existirem, e segui-las à risca. O dono do blog quer que você envie uma ideia ou um post completo? Que formato ele deseja? Você deve criar uma conta e enviar via WordPress? Você precisa saber tudo isso antes de entrar em contato com o blog.

Personalize seu email

Como um blogueiro que recebe propostas de guest posts diariamente, nada me desanima mais do que um email que começa com “Caro senhor ou senhora”, “Caro webmaster”, “Ao dono do site NeilPael.com”, ou simplesmente “Olá”. 

Você pode encontrar um nome e informações para contato com o dono do blog onde você quer publicar seu guest post. 

Talvez você tenha que procurar um pouco mais na página Sobre Nós ou em uma das contas do blog em redes sociais, mas esses dados provavelmente estão disponíveis em algum lugar. Encontre-os e use-os no início do seu email. 

Quem é você?

Lembra da parte sobre ver quem publica guest posts no blog que você selecionou? Alguns blogueiros têm preferências específicas sobre quem pode publicar posts em seus sites.

Se você percebeu que a maioria dos guest posts são de outros blogueiros, talvez deva se apresentar como blogueiro do [insira aqui seu blog pessoal ou corporativo]. Você sempre pode cuidar do seu negócio em segundo lugar; foque primeiro em suas habilidades como blogueiro.

Porque você deve contribuir com guest posts

Em sua proposta, lembre-se de incluir porque você deve se tornar um guest blogger. Adicione alguns links para posts que você publicou em outros lugares, inclusive seu próprio blog. De preferência, selecione publicações com bom envolvimento social, para que o dono do blog veja seu valor potencial para o público dele. 

Como propor um guest post

Se as orientações sobre guest posts pedem que você envie uma proposta de assunto, baseie-se na sua pesquisa de posts populares anteriores e envie algumas ideias diferentes para que o dono do blog possa escolher. 

Como enviar um post incrível

Uma das perguntas mais comuns sobre guest posts é se você deve usar seus melhores conteúdos em seu próprio blog ou em guest posts. Tudo depende da qualidade do blog para onde você envia seu conteúdo. 

Se seu blog não tem nada além de posts de 900 palavras com muitas imagens de captura de tela, seu guest post deve ser parecido. Se seu blog é só publicações com 500 palavras ou menos e uma imagem, seus posts também devem ser assim. Veja a seguir outras dicas para fazer um guest post incrível.

Você não é o foco

A primeira coisa a lembrar é que um bom guest post não é sobre seu negócio, seus produtos ou seus serviços. Guest posts devem ser fontes de informações valiosas, e não publicidade.

Qualquer informação sobre o seu negócio e itens relacionados devem ser guardados para a bio do autor. Não faz mal fazer menção ao negócio e contar histórias ou exemplos, mas a maior parte do post deve focar em alguma coisa que não seja a sua empresa. 

Formate seu post como os que estão no site

Dê uma olhada nos posts publicados no blog que você selecionou. Eles utilizam muitos títulos, textos em negrito, imagens, citações ou outra formatação especial? Use elementos similares em seu post para combinar com os outros.

Inclua links internos e de fonte

Mostre ao dono do blog que você conhece o conteúdo dele com alguns links internos para posts dele. A forma mais fácil de fazer isso é fazer uma pesquisa no Google com site:domínio.com.br intitle:palavra-chave.

Isso vai te mostrar os posts mais populares do blog com uma certa palavra-chave. E aí você poderá criar links para um daqueles posts com aquela palavra-chave. Além disso, se mencionar qualquer produto, livro, etc, lembre-se de incluir links para eles (desde que não seja auto-promoção). 

Inclua um Call to Action para comentários

Ao final do seu guest post incrível, lembre-se de incluir um call to action pedindo comentários. Quanto mais discussão seu post gerar, melhor!

Como criar uma bio de autor incrível

A parte mais importante do guest post provavelmente vai ser a bio do autor. Geralmente este é o único lugar onde você deve incluir links de auto-promoção para o seu site, blog, produto, serviço, livro etc. O que você vai escrever nesta seção depende dos objetivos do seu blog.

Tempo necessário: 30 minutos.

Passos para criar uma bio para um guest post:

  1. Inclua um link para o seu site
    Se seu objetivo for conseguir bons backlinks, não esqueça de incluir um link para o seu site, com seu texto-âncora target.
  2. Crie uma landing page personalizada para refletir seu público
    Se seu objetivo for direcionar tráfego ao seu site, você deve considerar para onde quer que este tráfego vá. Dependendo do tema do seu guest post e do público do blog onde ele for publicado, talvez você queira enviar o tráfego para uma landing page personalizada ou uma página sobre um produto ou serviço específico.
  3. Inclua seus perfis sociais
    Se seu objetivo for aumentar seus seguidores nas redes sociais, adicione uma linha ao final da sua bio dizendo “Siga-me em [insira seu perfil social mais popular e um link aqui].
  4. Crie uma bio concisa e descritiva
    Inclua um pouco sobre seu histórico e experiência que expliquem suas qualificações para escrever aquele guest post. Inclua seu cargo atual ou projetos que talvez sejam do interesse dos leitores.  

Como ser o melhor guest blogger

Se você quiser se tornar um colaborador regular de um blog, ou simplesmente queira que o dono do blog espalhe que você é um convidado incrível, faça de tudo para divulgar seu post entre o seu público. O dono do blog vai adorar receber novos leitores.

Além disso, lembre-se de responder a comentários ou perguntas que as pessoas deixarem em seu post. Isso vai ajudar bastante se você quiser construir autoridade em seu nicho.

Monitorando seus resultados

Quando o objetivo é ganhar tráfego, você definitivamente deve mensurar os resultados dos seus guest posts. A melhor forma de fazer isso é criar um Advanced Segment no Google Analytics.

Você pode aprender a configurar um Advanced Segment neste post sobre como descobrir que estratégia de marketing online gera mais tráfego. Você só precisa de um segmento usando a dimensão fonte com várias afirmações para cada domínio onde você publicou um guest post. O limite são 20 por Advanced Segment. Veja como ficou o meu: 

Monitoramento de resultado

Usando isso, você pode ver todos os dados do Google Analytics baseados em referências dos seus guest posts. Isso pode ajudar a determinar o sucesso da sua estratégia de guest posts em termos de tráfego e de conversão. 

Se não souber ao certo como monitorar conversões, veja esse post sobre como obter dados práticos para aprender como estabelecer metas.

Como conseguir guest bloggers para o seu blog

Finalmente, não esqueça que guest posts podem ser uma via de mão dupla. É difícil manter o seu blog e também fazer guests posts em vários outros.

Convide o dono do blog onde você publicou seu guest posts a escrever para o seu blog também. Isso vai garantir conteúdos novos, o que pode te ajudar a ganhar perspectiva sobre o seu público, e com sorte, novos leitores da comunidade do seu convidado. Todo mundo ganha com isso!

Conclusão

Publicar guest posts em sites com boa reputação é uma forma excelente de aproveitar o sucesso de blogs que já são populares em seu nicho. Para conseguir espaço para publicar guest posts, você precisa fazer propostas cativantes que mostram o seu valor. 

Guest posts são apenas uma entre muitas estratégias a incluir em suas campanhas de marketing de conteúdo. Se você quiser ajuda para formular ou monitorar seus métodos no marketing de conteúdo, nossa agência está aqui para ajudar.

Você usa guest posts como parte da sua estratégia de marketing de conteúdo? O que mais você sugeriria para negócios que querem aumentar seu sucesso com guest posts? 

Consulting with Neil Patel

See How My Agency Can Drive Massive Amounts of Traffic to Your Website

  • SEO – unlock massive amounts of SEO traffic. See real results.
  • Content Marketing – our team creates epic content that will get shared, get links, and attract traffic.
  • Paid Media – effective paid strategies with clear ROI.

Book a Call



Leave a Reply

Your email address will not be published.